

Muitas pessoas têm dificuldade em definir suas metas, muito provavelmente por elas serem abstratas de mais ou simplesmente por não conseguirem definir exatamente o que pretendem com esses objetivos. Peter Drucker criou o método SMART para definir as metas de uma forma mais clara e objetiva.
As metas não podem ser definidas apenas com o resultado final, sem considerar o percurso para sua realização. As metas inteligentes (smart) levam em conta a especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e o tempo, por esta razão é um ótimo método para definir suas metas.
As metas não podem ser genéricas, elas precisam ser específicas. Toda meta precisa ser restritiva o suficiente, para que você entenda perfeitamente o que deve ser feito. Dando uma ideia inicial de como preparar um plano a ser traçado ou caminho a ser seguido.
Elas precisam ser mensuráveis de alguma forma, de preferência numericamente. Por mais simples que isso pareça ser, a maioria das pessoas simplesmente esquecem de botar um número na sua meta. O número serve de guia para toda atuação para atingir o objetivo final.
É bastante óbvio mas as metas também precisam ser alcançáveis. Ao definir uma meta inalcançável, a motivação logo acaba, que é o que acontece com maior frequência. É legal criar um desafio, para atingir seus próprios limites com uma meta seja grande. No entanto, você precisa chegar no objetivo para não se frustrar no final.
Uma meta relevante está alinhada com os seus objetivos maiores. Todas as metas que você definir devem estar alinhadas. Se você criar várias metas aleatórias, com direções muito diferentes, que compreendem algumas coisas que você quer fazer, mas não ajuda o objetivo maior, talvez essas metas não deveriam ser consideradas neste momento. Quando as metas são desdobráveis, onde uma meta maior pode ser subdividida em metas menores, fica mais fácil alcançar grandes objetivos. Ter foco e o segredo da relevância.
É claro que ela precisa ter um fim definido pelo tempo. Pode ser 6 meses, um ano ou até mais. Mas ela precisa ter data e, se possível, hora para acabar. O tempo também é um fator de motivação, ele te ajuda a entender que você precisa trabalhar, fazer acontecer, pois se você não executar as ações propostas, não irá chegar na meta.
Que tal começar a escrever suas metas agora mesmo? Tenho um plano para elaborar e executar suas metas infalível. Confira o artigo na íntegra e siga o passo-a-passo para alcançar seu objetivo de uma vez por todas.